NO

CIAS

#A Cultura não para!

09 de abril de 2020


E como é bacana ver essa efervescência própria do artista em ebulição dentro de amigos tão queridos, que como eu, preocupam-se com o artista, o produtor, com gente que está nos holofote ou por traz dele, a chamada cadeia cultural, que tanta alegria, questionamento, informação, reflexão leva para cada um de nós. É hora de pensarmos neles.

Hoje tive o privilégio de participar de  uma reunião virtual, para tratar desse assunto, de compartilhar nossas inquietações e desejos por trazer alento a esse meio que nem sempre encontra apoio. Muitos puderam ficar em casa em quarentena, cuidando para minimizar os efeitos que o vírus trouxe para as cidades, para a economia, com um forte impacto no setor cultural. Uma ironia perceber que foi a arte que permitiu que cada um pudesse vencer a tortura do “confinamento”, com literatura, dança, teatro, música, cinema, artesanato, fotografia, e uma infindável descoberta de talentos esquecidos, banhados na arte e cultura.

#galeria#

Independente dos efeitos que essa crise trazida do outro lado do mundo tenha sobre a saúde das pessoas ela afetou em cheio a forma como encaramos a cultura, apesar de a cada dia nos apropriemos mais dela. Muitos precisaram continuar trabalhando. Saúde, mercados, farmácias, padarias, postos de combustível foram alguns dos setores que permaneceram abertos, mesmo com restrições. Muitos puderam comprar o que precisaram ou serem atendidos, outros não puderam.

Pensando no desenrolar dessa história, a reunião virtual de hoje nos permitiu pensar em como agir, mesmo que tenha sido apenas uma perspectiva de reação para o setor, buscamos sair da inércia.

Tenho visto LIVES a todo o tempo como padrão de uma nova comunicação, rompendo as barreiras antes impostas pelas mídias tradicionais. Hoje o empoderamento da comunicação nos torna mais próximos e mais distantes. A cola disso pode ser a Cultura, que consegue agregar valor a vida e fazer transformar onde estamos. Apesar da barreira imposta, a Cultura não Para. Tenho visto vídeos, posts, textos, depoimentos de gente que descobre a cada dia a forma de usar a arte em suas casas.  

Por isso começo o texto falando como é bacana ver essa efervescência em nossa cidade. A Prefeitura de Volta Redonda - Secretaria Municipal de Cultura, GACEMSS, Fundação CSN, Canal 36, Toca Logo e Solaira Studios foram os primeiros participantes dessa idéia, mas com certeza outros se juntarão a ela. 

Ao conversar com Paschoal Possidente, presidente do GACEMSS, a resposta foi na hora. Pode disponibilizar nosso espaço, cuidando para que seja apenas o pessoal de produção, sem público, mas vamos garantis espaço para o artista. Sabia disso desde antes, pois essa é a função da entidade há quase 75 anos. Senti a mesma energia por parte de todos na reunião, mas alguns setores ainda precisarão confirmar sua participação e ajudar a definir a forma disso acontecer, mas todos são unânimes em apoiar a Cultura e fazer algo por quem vive da arte.

A proposta inicial é fazer um programa para apresentar os talentos de nossa cidade em transmissões online e apresentar os sentimentos e valores que a arte constrói. Mais que um programa estático, a proposta é criar a interação com o público, para que de forma virtual, possam curtir, compartilhar, contribuir e apoiar os artistas. Vale toda a espécie de arte, criando um catálogo virtual dos talentos que temos aqui na cidade e região, conseguindo não apenas agregar, mas gerar receita para esses que temporariamente perderam seus espaços de apresentação, com participação do público.

A hora é de pensar em políticas públicas ou fomento ou apoio para conseguir dar dignidade a esses mais que artistas que trazem a transformação de muitas vidas através da arte. Ainda é um embrião, sem definições de formatos e como cada entidade ou parceiros poderá apoiar, custear, contribuir para trazer vida a essa idéia. Mas uma coisa é certa, estamos pensando em como sair dessa posição e fazer mais pela cultura. Seja com um Couver virtual, patrocínio ou outra forma de apoiar aos que lutam pela arte, estamos juntando idéias para serem transformadas em realidade, e que seja rápido.

As imagens e sorrisos nessa reunião primária nos aponta a direção. Naturalmente as autorizações para ação virão das diretorias das entidades, mas já temos sinalizações que caminharemos juntos, seja em que modalidade for. Fiquei muito feliz em ver o comprometimento e entusiasmo pelo tema em Aline Ribeiro, Felipe Chaves e Xan - SMC, Giane Carvalho - FCSN, Jader Costa – Canal 36, Gustavo Kengen e Jeferson Carvalho – Toca Logo e Henrique Solaira – Solaira Studios.

Nossas redes de comunicação passam a divulgar essa ideia e convidam a todos os artistas que façam parte dessa grande portfólio de talentos de nossa região. Com certeza ficaremos surpresos por tantas descobertas de valores que desconhecíamos. Na trajetória encontraremos formar de nos fortalecer e valorizar a cada arte, cada pedaço de cultura que existe em nossa região. Um catálogo virtual? Um espaço para divulgarmos nossos talentos? Um espaço para apresentações virtuais? Um novo espaço para conquistarmos? Não sabemos ao certo, mas dentro de cada um o desejo de fazer algo pela Cultura, porque aqui, #A CULTURA NÃO PARA!

 

Jader Costa
Canal36 / GACEMSS

RECEBA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de tudo o que acontece em nossa região.