NO

CIAS

Lançamento do livro HISTÓRIA DO GACEMSS

29 de novembro de 2019

O lançamento do livro de Arthur de Carvalho Junior é a conquista de uma vida e uma memória viva da entidade, por retratar uma história não apenas de sua trajetória, sua presidência e sua atividade profissional de apoio a administração da entidade, mas também por resgatar documentos, atas, projetos e dar visibilidade a isso.

Uma festa com tom intimista, muitos sorrisos e a satisfação de um legado, não apenas para a entidade mas para a história da cidade de Volta Redonda. "Registrar a história é relembrar o suor de muita gente", escrevi  para meu pai quando lançou seu livro Volta Redonda Ontem e Hoje, é atual e com certeza registra o trabalho feito pelo Arthur, que muito me lembra a determinação e tenacidade de meu pai. Doces memórias de quem há mais de 11 anos ficou longe dos meus braços, mas ainda muito presente a cada minuto dos nossos dias. Arthur mesmo, muitas vezes, o cita em suas lembranças.

A Galeria Cílio Bastos, espaço tão bem cuidado pelo Arthur, recebe seus convidados para registrar a trajetória do guardião da memória da entidade, mas o espaço fica pequeno tantos são os convidados. Familiares, amigos, diretores, professores, conselheiros, apoiadores. Que bacana ver que o carinho que tenho por ele é sentimento unânime para todos os que vieram aqui. E há ainda os que não puderam vir. 

Todas as vezes que tentei gravar o depoimento de Arthur para o projeto História Viva, ele escapava com alguma desculpa, mas quase sempre era justificada pelo trabalho na pesquisa e construção do livro do GACEMSS. Hoje esse “Registro do suor da história” nos brinda com um memorial da trajetória cultural da cidade, já que a jornada da entidade sempre se misturou com a vida cultural de Volta Redonda.

Fomos brindados duplamente, com a realização do amigo e com um belo filme mostrando imagens que inspiraram o autor a prosseguir em sua busca. O auditório Gacemss 2 encheu-se do burburinho de quem gosta e tem orgulho do que faz. As cortinas se fecham e começa a história do livro. Conduzido por Marcellus Cavalcanti, que sempre atua nos bastidores, nessa noite atendeu ao convite do “mestre”, como ele se refere ao Arthur, fez a abertura e conduziu a homenagem.  

#galeria#

No palco o presidente Paschoal Possidente, se emociona por citar o companheiro de jornada, ressaltando a importância de sua ação em resgatar a memória nesses 30 anos em fotos, documentos, atas, história que foi cuidadosamente destacada, como bem o faz Arthur em todos os seus projetos, cuidando de cada detalhe para que seja verdadeiro e intenso. 

Paschoal citou em sua palavra a trajetória do Arthur como, presidente da entidade, conselheiro, mas ressaltou a importância do GACEMSS que ele leva dentro de si onde quer que vá. 

Sentado com a família, na segunda fila, podíamos ver a emoção de Arthur ao rever a sinopse visual de seu trabalho, fundindo-se com a história do espaço que representa a entidade. Arthur conhece cada canto e não é à toa, já que sabe dos detalhes, dos projetos e personifica o arquivo vivo da entidade que carrega em seu coração. 

No Palco, Arthur foi de poucas palavras. Muito emocionado, fez um breve resumo e deu detalhes do trabalho e das inúmeras revisões d pesquisas. Cuidados de quem ama o que faz e busca um trabalho primoroso.

Conversei com muita gente, que deixou recados para Arthur, destaques de sua personalidade, sua obra. Em todas as conversas o mesmo orgulho de conviver com um homem íntegro e focado em suas ações. 

Fiquei também muito feliz por ver o cuidado de sua família ao prestigiar seu trabalho. Ao lado de sua esposa, Arthur recebeu e abraçou muitos convidados. Duas filhas vieram para dar suporte e sorver a emoção que só se tem com a presença.

Noite de autógrafos. Arthur senta-se com uma das filhas que logo o ajuda a fazer a dedicatória e abrir espaço para que o pai assine sua obra e ofereça aos que compareceram. Tininha, com seu olhar atento fez uma assessoria brilhante, apoiando a assinatura do livro, parceria diária ao lado de Arthur na administração do GACEMSS.

História do GACEMSS, é livro impresso, importante resgate da memória e fonte de pesquisa. Arquivo de memórias e fotos que marcaram a trajetória de 74 anos da instituição de cultura mais antiga em atividade na região. Um marco digno de aplausos e abraços. Motivo de orgulho de todos nós.

Parabéns Arthur! Parabéns GACEMSS, apoiadores, funcionários, professores, familiares. Essa conquista é hoje transformada em tesouro e pela generosidade da personalidade do autor, compartilhada com todos nós.

Jader Costa

#video#

RECEBA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de tudo o que acontece em nossa região.