NO

CIAS

GACEMSS sedia Fórum de Inovação e Tecnologia das Instituições de Ensino do Sul Fluminense

03 de dezembro de 2019

Um momento realmente especial. Ver tantas instituições de ensino, juntas, compartilhando suas praticas de inovação e instigando a todos a repensar o processo de formação, para gerar profissionais mais criativos, aptos a atender a um anseio da empresas da região, que buscam profissionais com essa perfil.

A grande transformação tecnológica, chamada 4.0, mas que certamente evoluirá, não está na conectividade das coisas, mas essencialmente em ensinar a pensar.

Fico feliz que os resultados que percebi hoje, uma plataforma de oferta de serviços e imputs de demandas, para conectar empresas com os centros de ensino, que essencialmente tem o conhecimento e podem interligar seus alunos para apresentar soluções inovadoras para atender a essa demanda crescente.

Todos estiveram focados no tempo de suas apresentações e de forma integrada se revesaram no palco do teatro e no GACEMSS, que entendeu a importância desse momento e cedeu sua estrutura para o grupo, ja franqueando previamente para futuras ações. Como estavamos num espaço destinado a cultura, nada melhor que fazer intervenções culturais. 

Coordenado por Sérgio Garlopa, foram feitas intervenções musicas de Dudu Reis  e de dança através do Power Ballet de Pâmela Sobral. Momento de oxigenação das ideias e reativação da criatividade. Vi muitos projetos especiais, sibre necessidades reais, implantados, testados, com a participação direta de alunos.

O evento abre espaço para que as Instituições de Ensino possam apresentar suas práticas inovadoras através do Centro Tecnológico que reúne empresas, instituições de ensino e entidades em busca de práticas inovadoras e soluções para demandas das indústrias locais por meio da combinação do ensino, ciência e prática. 

 “Ter um espaço específico para abrigar as discussões correlacionadas com inovação e tecnologia entre as Instituições de ensino do Sul Fluminense, é uma necessidade antiga da região. O fórum trará vários benefícios tais como o estímulo à criação e desenvolvimento de novas tecnologias, valorização do saber inovativo, possibilidades de interação entre as instituições participantes, possibilidade de aplicação das inovações, maior proximidade com o setor produtivo, fortalecimento do ecossistema, entre outros.”, comenta Efraim Medeiros, representante do UBM,  idealizador do Centro Tecnológico Sul Fluminense, que foi o mestre de cerimônias, fazendo a gestão do evento que de forma integrada uniu os ideais de seus participantes. 

#galeria#

O Centro Tecnológico é uma parceria da Firjan, Sebrae, APL Metalmecânico e as instituições de ensino Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Faculdade Sul Fluminense (FASF), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA), Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Centro Universitário de Valença (UNIFAA), Instituto de Cultura Técnica (ICT), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Vassouras e Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB).  

Jader Costa
GACEMSS

RECEBA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de tudo o que acontece em nossa região.